O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH) vem prestando serviços relevantes à sociedade de forma continua na área da saúde. Fundado há mais de 13 anos, o IBDAH é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida no Estado da Bahia, como organização social atuando na gestão e administração hospitalar, sendo referência, também, na implantação de serviços.
O Instituto também executa pesquisas e treinamentos técnicos em recursos humanos da área de saúde, para organizações sociais, governamentais e não governamentais, possuindo em seu corpo técnico profissionais com mais de 20 anos de experiência.
Atualmente a equipe do IBDAH administra setes unidades no estado da Bahia: Hospital Manoel Victorino; Hospital Regional Dantas Bião; Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista; Unidade de Pronto Atendimento de São Marcos; Unidade de Pronto Atendimento de San Martin; Hospital de Cirurgias do Recôncavo e Hospital 2 de Julho.
Com o modelo de gestão, focado nas metas e na satisfação do cliente, o Instituto trabalha voltado ainda para trabalho dos profissionais de Saúde de forma a garantir sempre a sua segurança e dos pacientes, garatindo dessa forma a obtenção da qualidade e credibilidade dos serviços prestados.
Foco na excelência dos profissionais, tecnologias de última geração, modelo de gestão eficiente e um cuidado especial com o ser humano. Esses têm sido os pilares do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar, entidade sem fins lucrativos, que há mais quase uma década vem apoiando governos estaduais e municipais na implantação de serviços de elevada qualidade na rede pública de saúde.
O Instituto tem levado atendimento de excelência para pacientes do Sistema Único de Saúde em diversas regiões da Bahia. Seja na capital ou no interior do estado, nas unidades gerenciadas pelo IBDAH, milhares de baianos já comprovaram que o serviço da rede pública de saúde não deixa nada a desejar em termos de qualidade e humanização. Em Salvador, o IBDAH apoia a Secretaria Municipal de Saúde administrando duas Unidades de Pronto Atendimento nos bairros de São Marcos e San Martin, e o Hospital Dois de Julho.
Na UPA de San Martin, por exemplo, a equipe do Instituto realiza mais de 28 mil atendimentos ambulatoriais, de urgência e emergência por mês. Funcionando 24 horas, oferece serviços nas áreas de Medicina Clínica, Pediátrica, Clínica Cirúrgica, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social. A unidade foi totalmente reformada e climatizada pelo Instituto para oferece maior conforto aos pacientes.
Na capital baiana, o IBDAH também é responsável pela administração do maior hospital especializado em Ortopedia e Traumatologia do Estado, o Hospital Manoel Victorino. Com 90 leitos de internação, a equipe do hospital realiza até 600 cirurgias de alta complexidade e cerca de 2 mil atendimentos por mês.
Em 2016, o IBDAH assumiu outro importante desafio: administrar a maior Unidade de Pronto Atendimento do interior da Bahia, a UPA de Vitória da Conquista. Lá estão sendo realizados uma média de 12 mil atendimentos por mês, com pacientes, não somente de Conquista, mas também vindos de outras 37 cidades da região Sudoeste.
A UPA/Vitória da Conquista, possui 24 leitos de observação, sendo quatro para pacientes críticos, além de laboratório clínico e diversos equipamentos de última geração para auxiliar o diagnóstico da equipe.
O IBDAH também se preocupa em oferecer a melhor estrutura para o acolhimento aos pacientes. Um dos exemplos desse compromisso pode ser verificado no Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas. Ao assumir a gestão, a equipe do Instituto encontrou as instalações em condições precárias. Depois de três meses de reforma, o hospital foi totalmente recuperado, beneficiando uma região com população estimada em mais de 500 mil habitantes
O Hospital Regional Dantas Bião, dispõe de 110 leitos e presta serviços em diversas especialidades, como cardiologia, neurologia, pediatria e cirurgia bucomaxilofacial. O Instituto vem registrando uma média de 20 mil atendimentos mensais na unidade.
Já no município de Sapeaçu, o hospital da cidade estava fechado há mais de sete anos. Ao assumir a gestão, o IBDAH recuperou a infraestrutura física da unidade e devolveu o hospital para população em tempo recorde.
Hoje, ninguém mais precisa viajar quilômetros para se submeter a cirurgias como histerectomia, retirada de varizes ou vesícula. O Hospital de Cirurgias do Recôncavo realiza uma média de 200 cirurgias eletivas por mês.
Adotando um modelo eficiente de gestão, Em menos de um ano, o IBDAH conseguiu reduzir a demanda reprimida de atendimentos cirúrgicos na região de Sapeaçu, evitando deslocamentos desnecessário de pacientes e auxiliando a desafogar outros hospitais da capital e do interior.